15 de julho de 2011

Simpósio Farmacêutico: Ensino, Pesquisa e Inovação

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Farmacêutico: Ensino, Pesquisa e Inovação. O evento é fruto da parceria entre as instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Faculdade de Farmácia (FF), Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz - Rio de Janeiro/RJ) e Fundação Ezequiel Dias (Funed – Belo Horizonte/MG). 

O encontro favorecerá a atualização e a troca de conhecimento entre os participantes e as diversas instituições do país, por meio de apresentação de trabalhos científicos, minicursos e mesas redondas, com temas de importância que geralmente não estão contemplados na grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação. 

Esse evento tem um caráter inovador ao integrar à equipe organizadora - Faculdade de Farmácia/UFJF - duas instituições públicas de excelência na pesquisa e desenvolvimento farmacêutico: (Farmanguinhos) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed Belo Horizonte/MG).

O Simpósio será realizado na Faculdade de Farmácia da UFJF em Juiz de Fora, no período de 30 de outubro a 03 de novembro de 2011. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: www.simposiofarmaceutico.com.br. O prazo para submissão de trabalho é 30/08. 

Aproveite também as opções de minicursos, cujas vagas são limitadas. Confira os temas: 

Biossegurança

Data: 31/10
Ministrado por Pedro César Teixeira Silva
Coordenador do Escritório de Biossegurança (Escola Nacional de Saúde Pública - Ensp/FIOCRUZ)


Farmacovigilância

Data: 31/10
Ministrado por Janaína de Pina Carvalho
Tecnologista responsável pelo programa de farmacovigilância (Farmanguinhos/FIOCRUZ)


Validação de processos industriais farmacêuticos

Data: 31/10
Ministrado por Ana Lúcia Sampaio de Araújo
Tecnologista do Núcleo de Validação e Qualificação (Farmanguinhos/FIOCRUZ)


Desenvolvimento e produção de biofármacos

Data: 01/11 
Ministrado por Rodrigo Coelho Ventura Pinto
Especialista em cultivo de células animais para a produção de proteínas recombinantes terapêuticas (Bio-Manguinhos/FIOCRUZ)


Desenvolvimento e produção de reativos para diagnósticos

Data: 01/11 
Ministrado por Pedro Paulo Ferreira Ribeiro
Gerente do projeto de transferência de tecnologia de testes rápidos para diagnósticos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)


Desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas orais de liberação imediata: a realidade brasileira e os desafios do formulador

Data: 02/11
Ministrado por Alessandra Lifsitch Viçosa
Tecnologista do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (Farmanguinhos/FIOCRUZ)


Gestão da produção em uma indústria farmacêutica

Data: 02/11
Ministrado por Fábio Resende Lagreca
Gerente de Produção (Farmanguinhos/FIOCRUZ)


Organofluorados na Química Medicinal

Data: 03/11
Ministrado por Núbia Boechat e Mônica Macedo Bastos
Tecnologistas Sênior (Farmanguinhos/Fiocruz


Propriedade industrial no setor farmacêutico

Data: 03/11
Ministrado por Wanise Barros
Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (Farmanguinhos/Fiocruz)

5 de julho de 2011

ONU alerta para o consumo abusivo de remédios no Brasil

Documento aponta que 0,5% da população brasileira faz uso indiscriminado dos analgésicos vendidos sob prescrição médica - ante 0,3% na América do Sul

O uso abusivo de medicamentos é um problema para a saúde pública no Brasil. De acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o país tem um dos mais altos índices na América do Sul de uso não-médico dos opioides (analgésicos), vendidos sob prescrição médica.

Segundo o relatório, o uso abusivo desses medicamentos na América do Sul está estimado entre 0,3% e 0,4% da população adulta, algo em torno de 850.000 e 940.000 pessoas entre 15 e 64 anos. O Brasil é um dos países que detém porcentual acima da média na região: 0,5% da população usa analgésicos de maneira indiscriminada. Bolívia (0,5%) e Chile (0,5%) apresentam os mesmos índices de uso dessas drogas.

Entre os analgésicos considerados pelo relatório do UNODC estão a morfina, a codeína e os opioides sintéticos, a exemplo da metadona, buprenorfina, propoxifeno, fentanil, pentazocina. "Na América do Sul e na América Central, (os medicamentos) preparados à base de codeína estão entre os opioides mais comuns", diz o relatório.

O documento afirma ainda que o uso de anfetaminas na América do Sul permanece estável, sendo Brasil, Venezuela e Argentina os países com a maior prevalência de números absolutos. Uma pesquisa nacional realizada no Brasil em 2009 já mostrava que o uso da anfetamina entre estudantes era de 10,5%, sendo mais elevada entre as mulheres (14,1%) e entre estudantes mais velhos, acima dos 35 anos de idade (18,6%).

O uso abusivo dessas substâncias pode trazer diversos riscos à saúde, como convulsões, além de causar dependência e posterior síndrome de abstinência em usuários já viciados.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasil-esta-entre-paises-com-maior-uso-abusivo-de-medicamentos-segundo-onu - 23/06/2011